Boião de Cultura I - 24h de Le Mans

Sabia que, apesar de nunca nenhum piloto português ter vencido, há um português que estava inscrito no carro vencedor?

É verdade!!!

Quando?
1998

Quem?
Pedro Lamy

É verdade, o "nosso" Pedro Lamy era um dos pilotos de reserva do Porsche 911 GT1-98 com o número 26 que venceu a prova, pilotado por Allan McNish, Stéphane Ortelli e Laurent Aiello.



Pedro Lamy, na realidade, correu a prova com o Chrysler Viper GTS-R número 51, classificando-se em 13º da geral e 2º da classe GT2.



Ainda mais curioso é que o nosso compatriota estava ainda inscrito no Chrysler Viper GTS-R número 53 que venceu a classe GT2!



E como se ainda não bastasse, constava do alinhamento de pilotos do Porsche 911 GT1 com o número 48 da Larbre Competition que não se pré-qualificou para a prova.



Estava ao todo inscrito em quatro carros para a prova, isto porque na época tal era permitido, fazendo com que as equipas inscrevessem diversos pilotos por carro, sendo que não havia planos de os fazer correr, salvo caso de algum impedimento de última hora.

4 comentários:

  1. Excelente perspectiva sobre uma curiosidade que envolveu o mais completo e já carismático piloto português, que ainda este fim-de-semana conseguiu vencer a classe com o já obsuleto Saleen.

    Obrigado Pedro

    ResponderEliminar
  2. Bem jogado!

    Essas curiosidades são preciosas. Pequenos detalhes da História que ora são mal ou incompletamente contados ora são negligenciados nos media.

    Tens é de me arranjar essa fonte miraculosa... :D

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. @Morgado

    Quanto às fontes, um profissional nunca as revela, eheheh!!!

    @Mota

    Quanto à vitória em Zhuhai, certamente tratar-se-à da vitória menos importante duma carreira tão recheada de sucessos. Porque esta ficou entregue ao fim de apenas 10 voltas com a desistência do único adversário na classe e porque quase perdiam a corrida por não conseguir cumprir a distância mínima de 70% da distência percorrida pelo carro vencedor, tendo mesmo se classificado no último lugar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Epah, essa nao sabia... O Lamy a correr com um Viper e a ver-se ganhar a classe 1 e 2 enquanto dá um passeio de fim-de-semana (passeio alargado eheh)


    Abraço,

    Hugo

    ResponderEliminar