O Maior Leilão de Porsche de Competição

Terá lugar, no próximo dia 9 de Março, na casa de leilões Gooding & Company, situada em Amelia Island na Florida, Estados Unidos, o leilão da colecção de Porsche de Matthew Drendel, tida como uma das melhores colecções privadas de carros de competição da marca de Estugarda.

O mais representativo da colecção será o Porsche 917/30, chassis 004, com especificações da Can-Am, foi construído para ser usado pela Penske no campeonato de 1974, no entanto, a alteração das regras para esse ano, destinada a contrariar a esmagadora supremacia deste mesmo carro levou ao abandono da Porsche do campeonato, pelo que o carro não chegou a competir, sendo vendido ao importador australiano da Porsche e porteriormente adquirido pela própria Porsche a quem o Sr. Drendel o adquiriu, exibindo neste momento as tradicionais cores da Sunoco. Estima-se para este carro um valor entre 3,25 e 4 milhões de dólares.

Mas não se fica por aqui esta colecção, muito mais modelos únicos estarão em licitação, senão vejamos:
Porsche 962 chassis 103, correu de 1984 a 1987 nos Estados Unidos pelas mãos da Holbert Racing, vencendo 24 horas de Daytona de 1986 e 1987, passando depois para esta colecção privada, está com a decoração original da Holbert Racing com o patrocínio da Lowenbrau, estimando-se que atinja valores próximos dos 2 milhões de dólares. Será o chassis 962 mais vitorioso de sempre, com 15 vitórias, 25 pódios e 12 pole positions.
Valor semelhante deverá atingir um Porsche 911 RSR Turbo 2.1, que correu na Europa em 1974, pelas mãos da equipa oficial Martini Porsche Systems, tratava-se de um carro extensivamente modificado, pelo que era inscrito na classe Sport e não Grupo 4 na época. Apresenta a decoração Martini Porsche da época, ostentando o dorsal 9 com que correu os 1000 km de Nurburgring, terminando em 7º da geral.
Pela mesma ordem de valores deverá andar o primeiro 935/76 construído, usado como carro de testes da Porsche, participou apenas em duas corridas, vencendo as 6 horas de Watkins Glen na estreia e ficando em terceiro lugar nas 6 horas de Dijon. Ostenta o dorsal 4, com que venceu em Watkins Glen.
Ligeiramente acima do milhão de dólares deverá ficar um segundo 962 da Holbert Racing, contemporâneo do chassis 103, correu entre 1985 e 1988, tem 9 vitórias, 14 pódios e 4 pole positions no seu palmarés, era no entanto um carro usado fundamentalmente em corridas mais curtas.

Mais recente é o Porsche 911 GT-1 Evolution de 1997, um de apenas 4 unidades construídas, correu pelas mãos da equipa oficial nesse ano, destacando-se as 24 horas de Le Mans, onde desistiu e o pódio alcançado em Laguna Seca. Depois de 3 anos parado, foi vendido para o piloto canadiano Klaus Bytzek que fez o campeonato canadiano de GT de 2001 com este carro, vencendo 4 provas e conquistando 10 pódios. Encontra-se completamente restaurado e recuperou a decoração com que se apresentou nas 24h de Le Mans de 1997.
Estes são os seis carros mais representativos da colecção total de dezoito carros que apresentarei mais tarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário