Ao contrário do que é habitual, desta vez não falarei de altas velocidadas, milhares de rotações por minuto ou centenas de cavalos.
Vou falar do carro mais poupadinho do rectângulo. Anualmente realiza-se uma competição designada por Shell Eco-Marathon, uma competição destinada a escolas e universidades que tem por objectivo construir o veículo motorizado de 3 ou mais rodas tripulado com menor consumo de combustível. Para se achar o consumo de combustível escolhe-se anualmente uma pista automóvel por essa Europa e os carros têm que cumprir um determinado número de voltas a uma velocidade média minima (25 km/h). Depois de cumprido o percurso determina-se quanto combustível sobrou do inicialmente introduzido no depósito extrapolando-se depois quantos quilómetros seria possível realizar com um litro.
Este ano foi batido o record para uma equipa portuguesa, com a equipa da "nossa" Universidade do Minho a conseguir o impressionante resultado de 1565 km/litro, bem melhor que os 1162km/litro de 2008, o que resultou num 6º lugar absoluto, entre 76 inscritos, ficando também em 4º lugar entre os carros equipados com motor a gasolina (48 inscritos e 33 classificados).
Foi um excelente resultado, conseguido com o constante desenvolvimento ao longo de 4 anos do protótipo. Apesar de tudo, sendo este resultado obtido através do apuro do carro ao longo deste tempo, este facto acabou por constituir também um importante entrave. É que há quatro anos a prova realizou-se em Paul Ricard, um circuito por vezes afectado por fortes ventos, o que levava ao capotamento destes extra-leves carros, pelo que ele foi construído bastante largo para os parâmetros destes carros como prevenção, o que afectou o desempenho aerodinâmico do modelo nesta prova, em que outras equipas desenvolveram modelos mais estreitos e eficazes. Outro óbice é o peso do piloto, com muitas equipas a recorrerem a adolescentes bem mais leves que o piloto do BebUmlitro, o Jorge Martins que acumula funções como chefe de equipa.
Este resultado foi dedicado ao falecido professor Heitor Almeida, autor do projecto. O motor foi desenvolvido pelo Rodrigo Melo e o carro construído por Eduardo Pereira, antigo aluno da UM. O carro foi construído em fibra de carbono e está equipado com um motor de 49cm3 que funciona baseado no ciclo de Miller. O desenvolvimento tem sido levado a cabo por alunos do curso de Engenharia Mecânica no ambito dos seus projectos de licenciatura e mestrado e alunos estrangeiros de Erasmus.
Não esquecer o forte apoio de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura a este projecto assim como a disponibilidade do CAM para ceder as instalações do Circuito Vasco Sameiro à equipa para testes.
baseado em Lusa
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