Infelizmente o piloto inglês Dan Wheldon perdeu a vida ontem, 16 de Outubro, não resistindo aos ferimentos causados por uma carambola que envolveu 15 carros na 12ª volta da prova de 300 milhas de Las Vegas, a última da temporada da Indycar.
O piloto com um percurso tradicional na sua Inglaterra natal passou pelos Karts e fórmulas de promoção em que discutiu taco a taco o título de Formula Ford inglesa de 1998 com Jenson Button que acabaria por conquistar esse título, viria a optar em 1999 por prosseguir a sua carreira nos Estados Unidos devido aos elevados custos das categorias de promoção na Europa. Passou pela Formula 2000, pela Formula Atlantic e Indy Lights, em que foi vice-campeão em 2001, ascendendo à IRL no ano seguinte, fazendo no entanto apenas as duas últimas provas. Em 2003 falhou as duas primeiras provas, cumprindo o resto da temporada e assegurando o 11º lugar da geral. Seguiram-se um vice-campeonato em 2004, um campeonato em 2005, o primeiro da sua carreira e novo vice-campeonato em 2006 perdendo o título no desempate por número de vitórias. Seguiram-se dois 4º lugares em 2007 e 2008 e um 10º e 9º lugares em 2009 e 2010 respectivamente, sendo estes dois últimos anos cumpridos na Panther Racing com poucos recursos. Assim, sem patrocinadores pessoais ficou sem lugar para 2011, conseguindo apenas budget para correr as 500 milhas de Indianápolis com a minúscula equipa Sam Schmidt Motorsports que tem tido uma participação intermitente desde a sua fundação, sem resultados de relevo. No entanto, aproveitando o erro incrível do rookie JR Hildebrand na última volta, Wheldon venceu pela segunda vez na sua carreira a prova rainha do campeonato. Não estando planeado fazer mais nenhuma prova no resto do ano, a organização do campeonato propôs um desafio a Wheldon, na tentativa de aumentar a popularidade do campeonato: Wheldon partiria da última posição da grelha e receberia um prémio de 5 milhões de dólares caso vencesse a corrida, sendo que o piloto receberia metade do prémio e a outra metade iria para um adepto que vencesse um sorteio do patrocinador da iniciativa.
Assim aconteceu, com Wheldon a participar na corrida anterior como preparação para a corrida de Las Vegas.
Porém, ao fim de apenas 12 voltas a tragédia aconteceu, com alguns toques no meio do pelotão que ainda seguia compacto lançaram a confusão que Wheldon, pelas últimas posições devido à sua posição de partida, não conseguiu evitar, com o seu carro a ser projectado contra o muro exterior da pista, com o impacto a dar-se pelo topo do carro e o piloto a não resistir aos ferimentos.
Dan Wheldon deixa esposa e dois filhos de 2 anos e de 6 meses.
Sem comentários:
Enviar um comentário