Terminadas as sessões de qualificação, está establecida a grelha de partida para a 80ª edição das 24 Horas de Le Mans.
Se, à primeira vista, a luta pela pole parecia reservada aos Audi R18 e-tron quattro (Híbrido-Diesel) e Ultra (Diesel), com a Toyota a observar a pouca distância, no final da terceira sessão os carros japoneses deram tudo por tudo e intrometeram-se na luta pela pole.
Com acção frenética nos últimos instantes da sessão, muito tráfego, diversos pilotos em carros mais lentos a tentar fazer as voltas nocturnas mínimas obrigatórias para se qualificarem para a corrida, certamente os tempos poderiam ter descido mais um pouco. Para termos uma ideia, os tempos ideais dos carros (soma dos melhores tempos parciais nos diferentes sectores da pista) permitiriam à maioria dos carros da frente voltas entre 0,5 e 1,0 segundo mais rápidas.
No final a pole foi para o Audi R18 e-tron quattro dos vencedores de 2011, com uma volta de Andre Lotterer percorrida em 3:23.787, praticamente 2 segundos mais rápido que a pole do ano passado. Muito perto ficou o Audi R18 Ultra #3 com 3:24.078, pelas mãos do "emprestado" Loic Duval, já que o francês pertence aos quadros da Porsche. Aliás, o Audi #3 só não é constituído exclusivamente por pilotos da Porsche pois Marc Gene está a substituir o alemão Timo Bernard, a recuperar de um acidente em Sebring.
Logo a seguir ficou surpreendentemente o melhor dos Toyota, que nos último minutos, pelas mãos de Anthony Davidson, com o TS030 #8, alcançou uma volta em 3:24.842, depois de ficar a ideia de que dificilmente conseguiriam baixar dos 3:26, o que já constituiria um resultado muito interessante, dada a juventude do projecto.
Seguiram-se o Audi R18 e-tron quattro #2, graças ao tempo alcançado pelo Mr. Le Mans, o dinamarquês Tom Kristensen e o Toyota TS030 #7 pilotado por Kazuki Nakajima logo atrás, com o sexto lugar a ficar para o Audi R18 Ultra #4, já um pouco distante, talvez por ter estabelecido o tempo na segunda sessão, com a pista mais lenta e suja, através do único estreante do plantel da Audi, o italiano Marco Bonanomi, tendo este carro rodado pouco na decisiva última sessão.
O melhor dos outros foi o HPD da Strakka, superiormente pilotado por aquele que será provavelmente a maior promessa do Endurance nos últimos anos, o britânico Danny Watts, com 3:29.622, sendo que na "classe não oficial" dos LMP1 privados o salto de performance foi ainda maior que no campo das equipas de fábrica, já que o melhor de 2011 tinha sido um 3:32.8, ou seja, um ganho de mais de 3 segundos.
De referir que um violento acidente no treino livre de Quarta Feira resultou numa baixa para a equipa Pescarolo e o Pescarolo 03, pois o piloto francês Jean Christophe Bouillon não irá tomar parte na corrida, ficando o carro entregue apenas a Emanuele Collard e Stuart Hall.
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