A Audi e a Peugeot andam a dizer, desde o início da semana, que a Pole Position não é importante, pois trata-se de uma corrida de 24 horas em que o ritmo de corrida, o consumo e o desgaste de pneus é que importam...
Porém, quem assistiu ao final da 2ª sessão e à 3ª sessão concerteza não acredita a esta hora nestas declarações.
Se no final da 2ª sessão os três primeiros estavam separados por pouco mais de 0,3s, que dizer no final da terceira, em que os seis diesel oficiais da Audi e Peugeot acabaram todos num intervalo de 0,534s !!! Em proporção são 0,26% do tempo da pole! Isto após uma luta sem tréguas pelo melhor tempo.
Apesar disso, a Audi nunca perdeu a liderança, sendo que logo no início da sessão o Audi #1 "roubou" a pole provisória, com um tempo canhão de Romain Dumas, lugar que ocupou durante cerca de 1 hora, altura em que Benoit Treluyer recuperou o primeiro lugar de forma definitiva para o Audi #2. Aliás, estes dois carros foram os únicos a baixar dos 3m26s durante as sessões de qualificação, sendo que o carro da pole o fez por duas vezes e por dois pilotos diferentes, Fassler na 2ª sessão e Treluyer na 3ª sessão.
Batida acabou a Peugeot, e como muitas vezes no passado, se bem que normalmente em corrida, pela inteligência e sentido táctico dos homens da Joest que colocam a correr os Audi. Isto porque, ao contrário dos Audi, que aparentemente escolheram melhor os momentos de entrar em pista, os Peugeot tiveram muitas dificuldades em realizar voltas limpas devido ao intenso tráfego. Por exemplo, o Peugeot #9 que alcançou o 3º tempo, o melhor classificado dos 908, terá realizado este tempo com pneus macios de corrida. Verdade ou não, o que é certo é que foi na 3ª de uma série de 6 voltas que conseguiu o tempo e na 4ª volta, no final do 2º parcial estava 0,482s mais rápido que na 3ª volta, perdendo no entanto 5,0s no último parcial. Basta lembrar que ficou a 0,418s da pole!
Aliás, o tráfego, tal a diferença de andamento dos Audi e Peugeot para os restantes concorrentes, poderá ter um papel determinante no resultado final, conhecida que é a falta de paciência de alguns dos pilotos da Audi e Peugeot para as dobragens.
Quanto aos restantes LMP1, tudo se manteve mais ou menos igual, com os Aston Martin AMR One a lutarem com o embrionário Oreca híbrido pelos últimos lugares da categoria, a mais de 20 segundos dos melhores tempos e entre os LMP2 a apenas baterem o pouco desenvolvido Norma, o Oak Pescarolo dos pilotos pagantes e o Lola da Level 5 de João Barbosa, que continua com muitos problemas.
Na LMP2 melhor tempo para o Oreca-Nissan da Signature, seguido do HPD da Strakka Racing.
Nos GTE PRO a BMW conquistou a pole com o #55, seguido do F458 da AF Corse e do segundo BMW. Destaque para o empate ao milésimo no quarto lugar entre o F458 da Hankook e o primeiro dos Corvette, com vantagem para o Corvette que realizou primeiro o tempo, logo na primeira volta lançada da primeira sessão! O melhor Porsche aparece apenas numa distante 7ª posição pelo que muito dificilmente a marca germânica repetirá o resultado.
Nos GTE AM vários Porsche seguem o Ferrari 430 da AF Corse, embora a alguma distância, a julgar pelo tempo de qualificação, embora aqui os conjuntos de pilotos dos Porsche possam ser mais equilibrados.
Quanto à luta pela vitória à geral, há um dado que poderá baralhar as contas... Muitos foram os pilotos dos LMP2 e dos GTE a queixarem-se dos faróis demasiados intensos dos Audi que os encandeavam mal os R18 se aproximavam da sua traseira. Conhecidos os pequenos conflitos no passado entre o ACO e os Audi, principalmente desde que luta principal é entre a Audi e construtores franceses (primeiro a Pescarolo e depois a Peugeot) veremos se, alegando questões de segurança, o ACO não obrigará a Audi a alterar o sistema de iluminação.
A partida é às 14h00, hora portuguesa, com transmissaão da partida no Eurosport 1 e transmissão integral repartida entre o Eurosport 1 e Eurosport 2.
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