Le Mans 2011 - Equivalências

O ACO prometeu equilibrar prestações entre gasolina e diesel...
... Prometeu também que os carros que corressem com versões de 2010 iriam ser fortemente limitados para serem mais lentos que os carros construídos segundo o regulamento vigente.
Será assim?
Vejamos o que aconteceu na primeira sessão de treinos livres...
Velocidade máxima:
Melhor diesel regras 2011 3.7l Turbo (Peugeot #9): 338,6 km/h
Melhor diesel regras 2010 5.5l Turbo (Peugeot #10): 320,5 km/h (-18,1 km/h)
Melhor gasolina regras 2011 3.4l (Oak-Pescarolo Judd #15): 315,8 km/h (-22,8 km/h)
Melhor gasolina regras 2010 5.0l (Pescarolo Judd #16): 326,3 km/h (-12,3 km/h)
Tempo:
Melhor diesel regras 2011 3.7l Turbo (Audi #1): 3m27s986
Melhor diesel regras 2010 5.5l Turbo (Peugeot #10): 3m30s096 (+2,110s)
Melhor gasolina regras 2011 3.4l (Lola Toyota #13): 3m35s840 (+7,854s)
Melhor gasolina regras 2010 5.0l (Pescarolo Judd #16): 3m34s721 (+6,735s)
Nos diesel é notório que o carro de 2010 é mais lento, mais em velocidade máxima que em tempo absoluto, nos carros a gasolina, nem se aproximam sequer dos diesel e o velho Pescarolo consegue ser bem mais rápido que os carros novos, apesar de ser um carro sem desenvolvimento há dois anos, tendo já passado por uma falência da equipa até.
Um caso aparte é o dos Aston Martin AMR-One, cuja melhor velocidade máxima foi de 288,8 km/h, ou seja, quase 50 km/h mais lentos que os melhores diesel e mais lentos até que alguns GT.
Um caso a pensar...

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